Originada do termo francês merchand, a palavra inglesa merchandiser significa "negociante". Por sua vez, a tradução de merchandising seria "mercadização", nome que em português não corresponde exatamente ao significado da atividade como ja é conhecida. Merchandising seria então uma derivação da palavra merchandise, que podemos traduzir como "operação com mercadorias".
Definição e importância do merchandising
Merchandising é o conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento de produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.
Existem dois tipos de merchandising:
- De sedução: Pretende criar um ambiente e exposição apelativo, favorecendo a compra
- De organização/gestão: Centra-se na rentabilidade do espaço do local de venda
O merchandising assume uma importância determinante sobre a venda dos produtos e a sua rentabilidade, logo, tanto os produtores como os distribuidores encontram-se inevitavelmente ligados ao mesmo.
Os objetivos do produtor são:
- Maximizar o volume das vendas dos seus produtos em detrimento dos produtos concorrentes
- Valorizar a imagem de marca
- Desenvolver relações de parceria com a distribuição
- Venda do conjunto de produtos do local de venda
- Maximizar a rentabilidade dos seus investimentos (assegurar através do merchandising a venda de produtos com uma forte margem bruta ou produtos que tenham uma rotação rápida de stocks, de forma a reduzir custos financeiros)
- Oferecer o máximo de satisfação aos clientes (vê o merchandising como meio de facilitar a escolha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário